quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Preconceito

Ultimamente, as pessoas vêem se preocupando cada vez menos umas com as outras. Para todos os lugares que olhas sempre tem alguém querendo disfarçar o que é indisfarçável, o PRECONCEITO. Todos têm em mente que preconceito é somente aquele que se refere apenas à cor de pele ou sexualidade, por exemplo, mas pode-se dizer que preconceito é todo tipo de discriminação. Não só raça e opção sexual fazem parte disso, mas religião, etnia, idade, sexo, classe social, forma física, etc.

A partir dessa descrição de preconceito, é possível ressaltar que, por mais que os indivíduos não valorizem uns aos outros, não se pode de forma alguma, colocar diferenças acima de tudo.

Será que vocês já pararam para pensar, o tanto que a sociedade capitalista é preconceituosa em relação às classes sociais? Os melhores produtos sempre são destinados às pessoas de melhor renda, enquanto a maioria da população fica com os produtos de má qualidade. É como dizem, o “Brasil pertence aos ricos”.

De acordo com O’Nill, idealizador do Bric(Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil em 2050, será um dos países mais desenvolvidos economicamente, mas será que isso realmente será possível, com toda essa intriga de brasileiros contra brasileiros?

É possível notar o preconceito de classes sociais, no governo, por exemplo, com a famosa frase: “o políticos governam para os ricos”. O problema começa lá de cima, dos mais poderosos, que dizem que irão acabar, ou pelo menos diminuir o preconceito, mas são eles mesmos que mais tarde acabam por fazer o mesmo.

Como já foi dito, preconceito não é somente de uma forma, e sim de várias. O preconceito pode ser também por religião: católicos, evangélicos, espíritas, judeus, e todas as outras religiões. Brasil, por exemplo, é um país laico, onde são, ou deviam ser, respeitadas, todas as religiões e qualquer manifestações religiosas, mas como já foi dito, isso sempre fica na teoria. A intriga entre determinadas crenças sempre surgiu, e pelo visto, vai continuar a existir.

Essa questão, a respeito de religião, está sendo superada, se formos levar em conta que, há um tempo, estão comentando sobre diferentes religiões nas TVs, Rádios, Internet, Jornais e Revistas. Como exemplo, podemos considerar o programa da Rede Globo “Sagrado” que remete a várias religiões, dando espaço a todas elas. Pode-se notar também algumas telenovelas, que mostram pessoas no cotidiano, com diferentes crenças.

Não se pode falar de preconceito, sem citar um dos mais conhecidos modos, o de raças e etnias. Já é possível perceber uma grande mudança na população, em relação ao preconceito às raças e etnias, como se pode notar, no Brasil a grande maioria é composta de pessoas pardas e negras.

Em São Paulo, existe um bairro onde é moradia de chineses e seus descendentes, espera um pouco, um bairro onde só há uma etnia? Não é que lá só possa morar essas pessoas, mas sim que lá é um lugar onde podem ser verdadeiros chineses, sem que haja grandes mudanças em seus estilos de vida. É possível notar que de vez em quando se enquanto, pessoas que, a primeira vista, são um pouco diferentes, mas que logo se percebe que são pessoas normais, mas de outras etnias.

Todos nós sabemos que quando aposentados, as pessoas de mais idade se sentem um pouco deprimidas por não encontrarem algo para passar o tempo. É possível notar que os idosos são sempre tratados, como se fossem incapazes de fazer uma determinada atividade, por exemplo, e isso é o que faz com que eles percam a esperança de um melhor estilo de vida.

Todos podem pensar que esse tipo de preconceito é referente somente às pessoas mais velhas, mas enganam-se quem pensa dessa forma, pois é possível notar preconceito contar os mais jovens. Em contratações, por exemplo, os contratantes escolhem pessoas quem consideram ter melhor preparo, e julgam que essas pessoas sempre são mais velhas e que possuem mais experiências de vida.

Há algumas décadas, as mulheres não tinham direito à quase nada, o que logo foi mudado após muita luta. Com o tempo foram adquirindo direitos destinados, inicialmente, aos homens, como direito de voto e de poder trabalhar fora, por exemplo. Em pleno século XXI, é possível notar que a grande parte da população ainda, exclui, de uma forma ou outra, a mulher, fazendo as famosas piadinhas de loiras, de que não dirigem bem, e julgando que elas não são capazes de certas atividades, como a prática de alguns esportes, e o trabalho em certas áreas. É possível notar que as empresas sempre pagam menos às mulheres, mesmo trabalhando melhor que os homens. Hoje em dia, é preciso levar em conta que, “por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher”.

Já que citamos a “guerra dos sexos”, podemos citar outra guerra que é muito freqüente, a das opções sexuais. Como já foi dito, estamos no século XXI, e é preciso que hajamos de acordo com as mudanças que ocorrem. Não que o homossexualismo surgiu agora, mas sim que é agora que essas pessoas se permitiram assumir abertamente suas escolhas. Não é de hoje que a população vem descriminando essas pessoas, esse tipo de descriminação é um dos mais conhecidos tipos preconceitos. É possível citar vários exemplos disso, mas vou utilizar um exemplo que todos, já presenciaram. Nas escolas, todos já viram pessoas humilhando meninos e meninas que são diferentes da maioria. Bom, apesar de tudo, vê-se que se a população ainda é preconceituosa, procura não mostrar, o que já é um grande avanço para um mundo sem preconceito.

Bom, quero finalizar o assunto falando sobre o preconceito contra as diferentes formas físicas das pessoas. Já estamos cansados de vê e ouvir sobre bullying, anorexia e obesidade. Todos consideram essas pessoas como sendo doentes, e excluem estas, sem pensar duas vezes. Em revistas, nunca se vê uma gordinha na capa, todos tem o pensamento de que gente bonita é gente magra. E o pior de tudo é que com o mundo impondo isso, sobre a população, levam várias pessoas à depressão, a anorexia e ao bullying. E essas pessoas, que tentam entrar no “padrão de beleza” e acabam com essas doenças, caem, novamente, nessa onda de preconceito. Como é possível que o mundo de hoje exclua pessoas que se submetem às opressões da mídia?

Continuando na questão de preconceito relacionado às formas físicas, precisamos considerar que, deficientes físicos e mentais, estão sendo tratados, como se fossem “bebês”. Todos os olham de lado, como se fossem de outro mundo e os humilham por serem apenas diferentes.

Bom, o preconceito ainda é muito grande em todo o mundo, mas temos que considerar que, grandes mudanças já ocorreram e estão ocorrendo, para que possamos nos livrar dessa “pedra no sapato”, que é a discriminação.

De: Jhonatas Luis S. Pereira